A Medicina Integrativa é uma abordagem médica que enfatiza a necessidade de acolher o paciente como um todo em seus aspectos: físico, mental, emocional e espiritual. Valoriza a interdisciplinaridade e democracia ao tratamento do paciente. Pratica o cuidado, escuta, toque, humanização e valores de vida.
Busca estabelecer uma relação médico-paciente de confiança onde juntos, através de um acordo, irão definir o plano terapêutico necessário e que faça sentido para o momento atual de vida do paciente.
Propõe uma integração da medicina convencional (alopatia) com as medicinas tradicionais (Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda , Homeopatia) e as Terapias Integrativas (Yoga, meditação, pilates, aromaterapia, florais de bach, óleos essenciais, fitoterapia, musicoterapia, arteterapia, psicoterapia, naturopatia, osteopatia, dança , e outras práticas estabelecidas e reconhecidas listadas abaixo (PNPIC):
A Consulta Integrativa:
A consulta em Medicina Integrativa busca através de uma entrevista médico-paciente (anamnese) conhecer o indivíduo desde o seu nascimento até o momento atual.
Abordamos sete pilares essenciais para manutenção da saúde física, mental, emocional e espiritual seguido de um exame físico completo, avaliação dos sinais vitais, solicitação de exames complementares (quando necessário) e proposta terapêutica.
Os SETE PILARES integrativos da saúde:
1. AUTO CUIDADO: HIGIENE DO CORPO E DA MENTE / CUIDADOS COM O CORPO E A MENTE / LIMITES DO CORPO E DA MENTE / ESTÉTICA / LIMITES NAS RELAÇÕES: FAMÍLIA - AMIGOS - TRABALHO – SOCIEDADE / HIDRATAÇÃO / ALIMENTAÇÃO / TEMPO PARA SI MESMO / HOBBY / RESPIRAR / ALONGAR / POSTURA / ESCOLHAS
2. ALIMENTAÇÃO: HIDRATAÇÃO / ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E DIVERSIFICADA / NUTRIÇÃO INTEGRATIVA / SUPLEMENTOS SE NECESSÁRIO / EVITAR ALIMENTOS TÓXICOS
3. ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIOS FÍSICOS: TAREFAS DE CASA E TRABALHO / EXERCÍCIOS 150 MIN NA SEMANA / ALONGAMENTO / PILATES / ESPORTE / YOGA
4. GESTÃO DO ESTRESSE: ORGANIZAÇÃO ROTINA: DIÁRIA / SEMANAL / MENSAL - METAS/ GESTÃO DA VIDA / GESTÃO FINANCEIRA / GESTÃO DA SAÚDE / RESILIÊNCIA
5. SONO: HIGIENE DO SONO / 8h por dia (mínimo 6h) / AMBIENTE TRANQUILO E ESCURO / DESLIGAR APARELHOS ELETRÔNICOS / MEDITAR E/OU ORAR ANTES DE DEITAR
6. RELACIONAMENTOS: FAMÍLIA / AMIGOS / TRABALHO / SOCIEDADE
7. ESPIRITUALIDADE: MEDITAÇÃO / ORAÇÃO / TECNICAS MENTE-CORPO / FÉ / PRATICAR RELIGIÃO DE INTERESSE PESSOAL SE NECESSÁRIO
"A medicina integrativa está ganhando maior aceitação em todo o mundo ocidental devido sua abordagem que valoriza os avanços da medicina moderna, mas ao mesmo tempo respeita a longa história da medicina complementar e dos sistemas médicos orientais. O novo modelo une o que há de melhor em ambas, sempre com evidências científicas”. (Medicina Integrativa: a cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima).
“Essa abordagem realça que não é somente o médico quem fornece a cura, destacando também a participação ativa do paciente por meio de medidas simples tais como: autocuidado, alimentação, atividades, terapias, exercícios físicos, práticas mente-corpo, gestão do estresse e outras atitudes para a maximização de sua saúde". (Medicina Integrativa: a cura pelo equilíbrio - Paulo de Tarso Lima).
O atual panorama mundial da saúde demanda novas áreas voltadas não apenas para o diagnóstico e o tratamento de doenças, mas amplia o conceito de saúde com foco no bem estar físico, emocional e espiritual. Com essa visão, a efetiva promoção de saúde e bem estar requer uma intervenção interdisciplinar e a oferta de práticas e cuidados informados em evidências inovadoras e atualizadas”. (Bases de saúde integrativa e bem estar – Hospital Albert Einstein)
“A medicina integrativa reafirma a importância da relação entre paciente e profissional da saúde; é focada na pessoa em seu todo; é informada por evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas e estilo de vida adequados, profissionais e disciplinas para obter o melhor da saúde e da cura, encorajando a participação ativa do paciente em todo processo”.(Academic Consortium for Integrative Medicine & Health).